Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

May.
02

2019

Estudantes apresentam mostra artística Perspectivas

Os alunos dos sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental II, sob orientação do professor Gustavo, de História, apresentam a mostra artística Perspectivas.

O Renascimento (Classicismo) do século XVI e o Neoclassicismo do século XVIII representaram épocas de aventura e curiosidade do homem em relação ao mundo que o cercava. Através do estudo das obras artísticas renascentistas e neoclássicas, os alunos observaram o desenvolvimento das técnicas da perspectiva e da profundidade, que davam à pintura a aparência de tridimensionalidade e realismo.

Mesmo essas duas escolas artísticas estando separadas por séculos de transformações socio-históricas, elas não são anacrônicas, pois ambas beberam da mesma fonte: o resgate dos valores estéticos e culturais das civilizações clássicas, especialmente Grécia e Roma.

Nesse aspecto, a Arte torna-se atemporal, interligando-se para demonstrar a técnica e a estrutura básica do ideal artístico do século XVI com o Renascimento e do século XVIII com a Revolução Francesa. A perspectiva foi a “forma simbólica” no século XVI, pois causou uma revolução na concepção e na prática da pintura. No século XVIII, a perspectiva transformou-se em academismo para os revolucionários acadêmicos franceses, pois foi submetida a uma severa disciplina estética, um purismo extremo que buscava restituir a linguagem sóbria e rigorosa a partir de um método cientificista.

Pensado na importância destes movimentos artísticos e utilizando de uma técnica de artesanato chamada Arte Francesa, que consiste em transformar uma imagem plana em alto relevo, com perspectiva e profundidade, os alunos dos sétimos anos recriaram obras icônicas dos pintores renascentistas, e os alunos dos oitavos anos fizeram uma releitura transformando e readaptando os elementos cênicos, os personagens, os objetos e o plano de fundo sem perder a referência da obra artística trabalhada.


REDES SOCIAIS